Leguminosas

No Monte Silveira, as leguminosas desempenham um papel vital nas práticas agrícolas regenerativas da herdade, contribuindo para a saúde do solo, a rotação de culturas e a resiliência geral do ecossistema.

Através do cultivo estratégico de leguminosas como grão de bico, ervilha, feijões e tremoço, a exploração agrícola aproveita o poder de fixação de azoto, enriquecendo o solo com nutrientes essenciais e cortando ao mesmo tempo a necessidade de fertilizantes.

As leguminosas são estrategicamente integradas no calendário de rotação de culturas da exploração, alternando com cereais e outras culturas para otimizar a fertilidade do solo e a gestão de pragas e doenças. Os seus sistemas radiculares profundos ajudam a quebrar o solo compactado, melhoram a infiltração da água e melhoram a estrutura do solo, promovendo um ambiente de crescimento saudável e produtivo para as culturas subsequentes.

Além disso, as leguminosas servem como fontes valiosas de proteína e nutrição, tanto para a alimentação do gado como para o consumo humano. O compromisso da Herdade Monte Silveira com a produção de leguminosas de alta qualidade garante uma fonte sustentável de alimentação animal e apoia os sistemas alimentares locais, contribuindo para a segurança alimentar e a resiliência económica da região.

Através da sua abordagem holística ao cultivo de leguminosas, a Herdade Monte Silveira demonstra um compromisso constante com práticas agrícolas regenerativas que priorizam a saúde do solo, a biodiversidade e a sustentabilidade a longo prazo. Ao aproveitar os benefícios das culturas leguminosas, a herdade continua a nutrir um ecossistema próspero, ao mesmo tempo que produz alimentos nutritivos para as comunidades locais e globais.

Grão-de-bico

Este alimento é nutricionalmente denso em proteínas, fibra e micronutrientes. O grão-de-bico biológico Monte Silveira é um aliado fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo e ecossistema.

Feijão Catarino

O Feijão catarino biológico do Monte Silveira é um ingrediente amplamente aclamado na cozinha tradicional, uma fonte excecional de nutrientes essenciais para uma alimentação equilibrada.

Feijão-frade

Combinamos a garantia de produção biológica e regenerativa fazendo do feijão-frade um alimento rico proteínas, fibras e minerais vitais como o ferro e o magnésio e vitaminas cruciais do complexo B, como a niacina e o ácido fólico.

Tremoço

O tremoço é uma leguminosa com sementes grandes e redondas, geralmente consumidas depois de serem fervidas ou em conserva. São uma iguaria servida como aperitivo.

Fava

A fava é rica em proteínas, fibras e diversos nutrientes. Usadas em várias receitas, são uma opção saudável em vários tipos de dieta. Usada também em rotação de culturas para melhorar a fertilidade do solo.

Ervilha

A ervilha é uma leguminosa cujas sementes verdes são consumidas como vegetal. Elas podem ser usadas em sopas, ensopados, saladas e como acompanhamento de pratos principais.

Tremocilha, Ervilhaca e Faveta

Leguminosas são muito interessantes no conceito da agricultura regenerativa nomeadamente nos cultivos de cobertura já que promovem a fixação de azoto e a melhoria do solo.

Sistemas agrícolas em harmonia com a natureza.

Influência positiva na agricultura, ambiente e sociedade.

Melhoria

Da saúde do solo e fertilização natural.

Aumento

da biodiversidade agrícola

Abordagem sustentável que beneficia não apenas o corpo, mas também o planeta.