Projetos de investigação

O projetos de investigação visam a transformação da região com impactos económicos, sociais e ambientais positivos.

Na Herdade Monte Silveira, um portfólio alargado de projetos de investigação e desenvolvimento ressalta o compromisso com a inovação e a sustentabilidade na agricultura.

Em particular, projetos de investigação focados na saúde do solo e resiliência dos ecossistemas, têm permitido explorar abordagens inovadoras para melhorar a fertilidade do solo, a biodiversidade e a saúde geral do ecossistema, em estreita colaboração com investigadores e instituições cientificas nacionais e internacionais.

Uma área de foco é o desenvolvimento de práticas agrícolas regenerativas que priorizem a regeneração do solo. Através de técnicas como cultivo de cobertura, rotação de culturas e sementeira direta, a herdade visa melhorar a estrutura do solo, aumentar o conteúdo de matéria orgânica e reduzir a erosão do solo. Estas práticas não só aumentam a produtividade agrícola, mas também contribuem para mitigar as alterações climáticas, sequestrando carbono e retenção de água no solo.

Além da investigação focada no solo, o Monte Silveira também investiga a dinâmica dos ecossistemas e a conservação da biodiversidade. Os investigadores estudam as interações entre plantas, animais e microrganismos no agroecossistema da herdade, procurando identificar estratégias que melhorem a biodiversidade e, ao mesmo tempo, mantenham a produtividade agrícola. Isto pode incluir a restauração de habitats, a conservação de espécies nativas e práticas integradas de gestão.

Através dos seus projetos de I&D centrados no solo e no ecossistema, a Herdade Monte Silveira continua empenhada em promover práticas agrícolas sustentáveis que priorizem a saúde do solo e do ecossistema. Ao nutrir um agroecossistema resiliente e biodiverso, a exploração agrícola não só aumenta a sua própria produtividade, mas também contribui para a conservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade a longo prazo das paisagens agrícolas.

Biomonitor4CAP

Advanced biodiversity monitoring for results-based and effective agricultural policy and transformation

Há uma necessidade crescente para uma abordagem totalmente integrada entre as Estratégias de Biodiversidade e do Prado ao Prato da UE para 2030. É necessário monitorizar as características da biodiversidade e as suas alterações ao longo do tempo e no espaço. Neste contexto, o projeto BioMonitor4CAP, financiado pela UE, irá conceber sistemas avançados de monitorização da biodiversidade que apoiem a implementação de políticas baseadas em resultados nas paisagens agrícolas europeias. Estes sistemas avaliam a diversidade das espécies e habitats que serão testados, calibrados e demonstrados em cinco regiões europeias. Ao combinar sistemas de indicadores clássicos (parte do quadro de monitorização da UE, como o Índice de Aves Agrícolas) com novos sistemas, o projeto apoiará o desenvolvimento e a implementação de políticas agrícolas revistas.

Montado de sobro no Monte Silveira

Melhoria da resiliência e do valor ambiental do montado de sobro Monte Silveira

  • Código do projeto: PDR2020-815-066127
  • Entidade Financiadora: PDR2020

RADIANT

ReAlising DynamIc vAlue chaiNs for underuTilised crops

Dos 4% das 300 000 espécies de plantas comestíveis conhecidas (12 000 espécies), apenas 200 são utilizadas pelos seres humanos. O aumento da biodiversidade agrícola poderia reduzir a nossa dependência do pequeno número de espécies vegetais. Neste contexto, o projeto RADIANT, financiado pela UE, centrar-se-á nas culturas subutilizadas. Reunindo um consórcio multi-atores altamente qualificados da cadeia de valor, investigadores e utilizadores finais, o projeto irá co-desenvolver soluções e ferramentas para impulsionar a agrobiodiversidade através de cadeias de valor dinâmicas (CVD). Para promover a criação e o cultivo de culturas subutilizadas, o projeto facilitará uma transformação em direção a CVD sustentáveis que promovam a agrobiodiversidade em ambientes educacionais, financeiros e tecnológicos. O projeto espera atingir 1 milhão de agricultores e 60 milhões de potenciais consumidores.

Interior+

Comunidades Rurais do Interior e de Montanha

O projeto “Interior+ – Comunidades Rurais do Interior e de Montanha” assenta na sustentabilidade ambiental, social e económica dos territórios de baixa densidade (TBD) de montanha, tendo como objetivo desenvolver e implementar uma plataforma de promoção e interação da inovação territorial agroalimentar, promoção do turismo gastronómico e da atratividade empresarial, a desenvolver com base em tecnologias de monitorização, produção e gestão (I&DT) e a testar para um território modelo desenvolvido no âmbito do projeto para Zonas Rurais de Montanha (ZRM).

  • Código do projeto: PRR-C05-i03-I-000233
  • Entidade Financiadora: PRR
  • Website: www.interiormais.pt

BENCHMARKS

Building a European Network for the Characterisation and Harmonisation of Monitoring Approaches for Research and Knowledge on Soils

Os solos fornecem alimentos, água potável, habitats para a biodiversidade e outros serviços importantes. Não há vida sem eles. Neste contexto, o projeto BENCHMARKS, financiado pela UE, irá conceber em conjunto um Quadro Integrado de Monitorização da Saúde do Solo, que se baseará na avaliação das funções dos ecossistemas baseados no solo para desenvolver em conjunto um painel interativo sobre a saúde do solo. O objetivo é orientar a seleção de indicadores apropriados da saúde do solo, avaliação e indexação da saúde do solo e recomendação de práticas de gestão para apoiar a saúde do solo. O painel será concebido para diferentes intervenientes nos sistemas de utilização do solo urbano, agrícola e florestal. Os indicadores propostos (medições e dados baseados em amostras e estatísticas derivadas de modelos), observações espaciais e de ciência cidadã serão testados em estudos de caso paisagísticos em toda a Europa.

GOOD

AGrOecOlogy for weeDs

As ervas daninhas afetam negativamente a sustentabilidade dos sistemas agrícolas da UE, com a gestão de ervas daninhas a depender, em grande medida, de herbicidas. A redução do uso e do risco de herbicidas tornou-se nos principais objetivos políticos da estratégia Farm to Fork, com o objetivo de promover a agroecologia e a transição para sistemas agrícolas sustentáveis e resilientes. GOOD é um projeto de 4 anos que adota uma abordagem multidisciplinar, com o objetivo de criar e avaliar sistemas de Gestão Agroecologia de Ervas Daninhas (AWM) e demonstrar que a adoção de AWM aumenta a sustentabilidade e a resiliência dos sistemas de cultivo. A principal ambição é promover a transição agroecologia para a gestão de ervas daninhas em toda a Europa.

Os Living-Labs (LL) serão co-criados com as partes interessadas e estabelecidos em 6 condições pedoclimáticas da UE, tanto em culturas anuais como perenes, para promover práticas de AWM em sistemas agrícolas convencionais, orgânicos e mistos. O uso e combinação de culturas de cobertura juntamente com diversas práticas culturais, o uso de microrganismos benéficos e ferramentas digitais serão avaliados para a manipulação e gestão agroecologia de ervas daninhas e para o aumento da produtividade das culturas e do rendimento dos agricultores. Os resultados bem-sucedidos serão promovidos através de atividades de disseminação e demonstração, e de uma plataforma web para a formação de agricultores em sistemas de gestão de água agrícola, um repositório sobre métodos atuais de gestão de ervas daninhas e uso de herbicidas, e uma caixa de ferramentas de gestão de água para ajudar os agricultores na tomada de decisões para a gestão de água agrícola.

  • Código do projeto: 101083589
  • Entidade Financiadora: Horizon Europe
  • Website: www.goodhorizon.eu

Erasmus+

Erasmus+ é o programa da UE para apoiar a educação, a formação, a juventude e o desporto na Europa.

O programa 2021-2027 coloca uma forte ênfase na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática. Apoia prioridades e atividades estabelecidas no Espaço Europeu da Educação, no Plano de Ação para a Educação Digital e na Agenda Europeia de Competências. O programa também apoia o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, implementa a Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027 e desenvolve a dimensão europeia no desporto.

SoilValues

Enhancing Soil health through Values-based business models

A proteção e a restauração da saúde do solo são uma prioridade da UE. É importante aumentar a consciencialização sobre o valor do investimento na saúde do solo e aumentar as oportunidades de investimento na saúde do solo em todas as cadeias de valor. É também importante que os gestores de terras compreendam os incentivos e como capturar o valor gerado pelos serviços ecossistémicos, como a regulação climática e o armazenamento e purificação da água. Neste contexto, o SoilValues, financiado pela UE, contribuirá para criar condições para o desenvolvimento de modelos de negócio bem-sucedidos para a saúde do solo. Estes são modelos em que os gestores de terras tomam decisões de produção que resultam em níveis mais elevados de serviços ecossistémicos baseados no solo. Além de estabelecer indicadores e modelos para medir os resultados, o projeto estabelecerá campos de testes em toda a Europa e conceberá uma caixa de ferramentas de incentivos e recomendações políticas.

  • Código do projeto: 101091308
  • Entidade Financiadora: Horizon Europe
  • Website: www.soilvalues.eu

Climate Farm Demo

A European-wide network of pilot farmers implementing and demonstrating climate-smart solutions for a carbon neutral Europe

A agricultura inteligente para o clima (CSF – Climate-smart farming) é uma abordagem à agricultura que ajuda os agricultores a aumentar a resiliência aos impactos das alterações climáticas, a reduzir as emissões de gases de efeito de estufa e a melhorar a sequestro de carbono. A CSF também promove a produtividade agrícola global e a segurança alimentar. Com isso em mente, o projeto Climate Farm Demo, financiado pela UE, promoverá práticas de CSF em 28 países europeus. Ele adotará uma abordagem multi-ator, conectando 1.500 agricultores (conhecidos como agricultores piloto de demonstração) e seus conselheiros agrícolas climáticos para implementar planos de ação de adaptação e mitigação com o objetivo de aumentar a troca de conhecimentos e a interação. Inovações técnicas e sociais serão demonstradas à comunidade agrícola mais ampla por meio de seis campanhas anuais de demonstração, e novas soluções de CSF serão co-criadas em 10 Laboratórios Vivos em toda a Europa.

Arbo-Innova

Scalable regenerative agriculture solutions in super-intensive olives and intensive almonds

Arbo-Innova é um projeto de agronomia e investigação de soluções escaláveis de agricultura regenerativa em olivais superintensivos e amendoais intensivos. Este projeto foi iniciado em resposta à procura da indústria, reconhecendo a atual escassez de soluções e dados testados. Permite-nos avaliar as nossas hipóteses, reunir equipas de especialistas e elaborar metodologias adaptadas aos sistemas intensivos de amendoal e superintensivos de olival. Este projeto opera em condições de campo reais, geridas de forma colaborativa com os produtores para garantir a escalabilidade e a relevância industrial das técnicas aplicadas. Reunimos um consórcio de especialistas em agricultura regenerativa e cultivo de azeitona e amêndoa, promovendo soluções inovadoras que abrem novos caminhos.

CERTRA

Cadeias de Valor de Cereais Tradicionais

O projeto CERTRA visa valorizar a produção de cereais tradicionais e promover produtos alimentares de valor acrescentado. Pretendemos criar novas oportunidades de mercado para os vossos produtos, aumentando a sua visibilidade e valorização junto do consumidor.

  • Código do projeto: PRR-C05-i03-I-000161
  • Entidade Financiadora: PRR
  • Website: www.esa.ipb.pt

Investimentos em Pomar de Marmelos e Amendoal

O projeto tem como principais objetivos:

  • Aumento da área produtiva da empresa;
  • Instalação de um pomar de marmelos e um amendoal e respetivos sistemas de rega;

Os investimentos a realizar terão um impacto importante na atividade da empresa uma vez que será possível melhorar substancialmente a rentabilidade das parcelas em causa.

  • Código do projeto: PDR2020-321-102658
  • Entidade Financiadora: PDR2020

Investimentos em Medronho

O objetivo principal deste projeto é a produção de medronho na freguesia de Malpica do Tejo, no concelho de Castelo Branco:

  • Aumento da área produtiva da empresa;
  • Instalação de um pomar de medronho e respetivo sistema de rega;

Os investimentos a realizar terão um impacto importante na atividade da empresa uma vez que será possível melhorar substancialmente a rentabilidade das parcelas em causa.

  • Código do projeto: PDR2020-321-103442
  • Entidade Financiadora: PDR2020

Grazing4AgroEcology

Os produtores, os animais e a sociedade em geral beneficiam dos sistemas de produção baseados no pastoreio. Mas o pastoreio, que ajuda a produzir alimentos de elevada qualidade e contribui para melhorar outros serviços ecossistémicos, está em declínio na Europa. Para impedir isto, o projeto Grazing4AgroEcology (G4AE), financiado pela UE, está a colaborar com produtores de animais e outras partes interessadas para encontrar soluções para sistemas de produção animal sustentáveis e integrados baseados em pastagens. Parte disto inclui a partilha de conhecimentos, bem como a captura, introdução e melhoria das melhores práticas e inovações para promover a pastorícia para a agroecologia. O trabalho apoiará os produtores estimulando a sua compreensão sobre o seu próprio desempenho agroecológico através de uma autoavaliação integrada e incentivando-os a inovar.

LILAS4SOILS

O projeto LILAS4SOILS visa mitigar os efeitos das alterações climáticas nos solos agrícolas da UE, especialmente nas regiões mediterrâneas mais vulneráveis à desertificação. O projeto irá implementar 5 laboratórios vivos (living labs), contando com a participação de agricultores, empresas, investigadores e autoridades, para promover a co-criação/implementação de soluções e a transferência de conhecimentos através de workshops e atividades de formação. As práticas de Agricultura de Carbono (Carbon Farming Practices – CFPs) serão implementadas em 85-100 locais de demonstração, sendo o Monte Silveira uma exploração farol. As CFPs visam o sequestro de carbono no solo e outros co-benefícios ambientais que serão avaliados pela adoção de tecnologias de Monitorização, Relato e Verificação (Monitoring, Reporting and Verification – MRV) technologies).

  • Código do projeto: 101157414
  • Entidade Financiadora: Horizon Europe
  • Website: www.lilas4soils.eu

ROOT-BENEFIT

Microorganismos benéficos associados às raízes, como fungos micorrízicos arbusculares, rizóbios fixadores de azoto e bactérias/fungos promotores do crescimento das plantas, são essenciais para a produtividade em sistemas agrícolas. O projeto ROOT-BENEFIT pretende reunir especialistas nestas interações benéficas para sintetizar e divulgar o conhecimento atual, identificar lacunas e propor estratégias para melhorar a interação entre culturas e microrganismos benéficos na agricultura. Este projeto fortalecerá a capacidade de investigação europeia nesta área e facilitará a transferência de conhecimento para produtores, decisores políticos e agricultores.

Projetos terminados

MontadoPlus

Montado Sustentável na Beira Baixa

O projeto MontadoPlus visa combater a desertificação, reduzir o risco de incêndios e implementar estratégias que permitam a mitigação das alterações climáticas. Colocando a gestão holística como base do projeto, o consórcio fará uso estratégico de técnicas de agricultura regenerativa, pastoreio holístico/extensivo e uso inteligente da água e do solo (keylines) como ferramentas estratégicas para a recuperação e manutenção dos ecossistemas de quercíneas em zonas semiáridas e suscetíveis à desertificação da Beira Baixa.

Este projeto irá ajudar a transformação da região com a adoção de um sistema agrícola produtivo, promovendo a saúde e fertilidade do solo em 3 áreas piloto localizadas, na maioria da sua área, no concelho de Idanha-a-Nova. Estas áreas piloto servirão como demonstradores para outros produtores, promovendo a sua expansão para outras áreas da Beira Baixa e regiões do país e, consequentemente, o desenvolvimento de um ecossistema integrado para o combate à desertificação.

Desta forma, este projeto servirá como demonstrador da oportunidade de trazer para uma região de abandono de terras pelas gentes locais, um modelo agronómico de práticas com impactos positivos económicos, sociais e ambientais, assim como as ferramentas e informação necessárias para facilitar a sua implementação.

  • Código do projeto: POCI-07-62G4-FEDER-181670
  • Entidade Financiadora: COMPETE 2020/REACT-EU
  • Estado: Terminado
  • Website: www.cm-idanhanova.pt

Painéis Fotovoltaicos no Monte Silveira

Instalação de Painéis Fotovoltaicos para fornecimento de energia a infraestruturas de regadio para mitigação dos efeitos da seca extrema.

Esta iniciativa possibilitou alcançar e assegurar que a totalidade da eletricidade consumida seja proveniente de fontes renováveis.

  • Código do projeto: PDR2020-322-090031
  • Entidade Financiadora: PDR2020
  • Estado: Terminado

DESERT ADAPT

Preparing desertification areas for increased climate change

A adaptação às Alterações Climáticas é o grande objetivo do Projeto Desert Adapt – Preparing desertification areas for increased climate change.

Este projeto pretende ao longo de 5 anos, aplicar DAM (Modelos de Adaptação à Desertificação), em 10 áreas piloto em Portugal, Espanha e Itália, de forma a desenvolver estratégias e tecnologias inovadoras adaptadas às alterações climáticas, que têm afetado a região mediterrânea grave e negativamente. Espera-se que o projeto beneficie, principalmente, os proprietários locais a nível socioeconómico, através da promoção e apoio na implementação de medidas práticas que contribuam para a melhoria da gestão do uso do solo e consequentemente a mitigação das alterações climáticas, criando assim, sociedades mais resistentes.

  • Código do projeto: LIFE16 CCA/IT/000011
  • Entidade Financiadora: LIFE programme
  • Estado: Terminado
  • Website: www.desert-adapt.it

CULTIVAR

Rede de competências para o desenvolvimento sustentável e inovação no setor Agroalimentar

Em virtude das condições inerentes aos condicionalismos dos territórios de baixa densidade existentes na Região Centro, e da sua elevada vulnerabilidade face aos diversos cenários de alterações climáticas, é fundamental abordar o território de forma disruptiva e diferenciadora. Neste contexto, apenas através de uma visão holística, que integre as dimensões ambientais, sociais e económicas é possível valorizar os recursos genéticos endógenos da Região Centro e os processos que os suportam, e assim alavancar de forma sustentável o sector Agroalimentar.

O Programa Integrado de IC&DT CULTIVAR pretende responder aos desafios que as fileiras do setor Agroalimentar da Região Centro enfrentam, nomeadamente caracterizar, conservar e valorizar os recursos genéticos endógenos regionais em zonas de baixa densidade, através de uma estratégia de desenvolvimento territorial, promovendo e consolidando a colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior e o cluster Agroalimentar.

  • Código do projeto: CENTRO-01-0145-FEDER-000020
  • Entidade Financiadora: CENTRO2020
  • Estado: Terminado
  • Website: www.icultivar.pt